F de força, f de ferro


Ferro é sinónimo de força e de resistência. E é também um nutriente essencial, importante na manutenção de muitas funções do organismo e um dos protagonistas na produção de hemoglobina, que tem a missão de transportar o oxigénio dos pulmões para os tecidos. É o herói na história de uma vida saudável, mas pode transformar-se em vilão quando em falta, o que o torna um dos principais responsáveis pela anemia.

Conhecida como ferropénia, a deficiência deste mineral é, de facto, o amigo número 1 da anemia. Disponível através da alimentação, é também no prato que se pode prevenir este problema de saúde pública que, em Portugal, afeta qualquer coisa como um em cada cinco adultos em qualquer momento da sua vida. Na lista das melhores fontes de ferro estão alimentos de origem animal como carne vermelha e marisco, aos quais se juntam nozes, feijões, alguns vegetais e cereais fortificados, sendo a melhor receita, para este e outros problemas de saúde, uma alimentação equilibrada. 

Mas se a alimentação pode ajudar a prevenir o problema, o mesmo não acontece quando se trata de o solucionar. Quando há, de facto, ferropénia, é ao médico que cabe indicar e supervisionar o tratamento adequado. Até porque, se a deficiência de ferro pode ser um problema, também o seu excesso tem consequências, já confirmadas pela ciência. E ainda que o impacto do excesso de ferro seja menos conhecido, sabe-se que pode conduzir a doenças do fígado, problemas cardíacos e até diabetes nos casos mais extremos. 

Esteja, por isso, atento aos seus níveis de ferro, o que pode ser confirmado através de análises, que incluem não só o hemograma completo mas também o estudo do ferro. E quando estes revelarem alterações, consulte um médico, a pessoa mais indicada para aconselhar a melhor forma para resolver o problema.

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